Aposta na digitalização do turismo pode gerar cerca de 50.000 empregos em Portugal

Estudo revela que aposta na digitalização do turismo pode criar mais emprego. Em Portugal, cerca de 83% do alojamento disponível para reserva e cerca 80% das pesquisas por alojamento são na internet, em Portugal.


Anuncie e procure vagas de emprego em empregoja.pt

O estudo da Oxford Economics encomendado pela Google, divulgado esta terça feira, revela que maior aposta na digitalização da indústria do turismo português pode gerar 50.000 empregos em Portugal nos próximos anos.

“existe um potencial de crescimento das receitas turísticas” e também “é possível gerar mais 50.000 empregos” com o digital, salienta José Maria Júdice, diretor de indústria da Google para o turismo em Portugal.

Segundo o  estudo da Oxford Economics “As melhorias na conectividade digital, desde 2012, em Portugal, geraram quase 50.000 empregos no turismo, uma proporção significativa face aos 250.000 empregos totais criados pelo turismo entre 2012 e 2018”, sugerindo que “há hoje oportunidades para criar 50.000 novos empregos em Portugal nos próximos anos”.

Oxford Economics aponta que 83% do alojamento disponível em Portugal já pode ser reservado pela internet e gera 41% do volume de vendas do setor.

“É crítico que continuemos com a postura que temos tido nos últimos anos, de pensar no digital e de como é que ele consegue ajudar o turismo na trajetória de crescimento em Portugal e nós na Google estamos aqui para ajudar nesse caminho”, refere José Maria Júdice

A empresa responsável pelo estudo destaca a importância de um conjunto de mercados emergentes no turismo português, nomeadamente o Brasil e os Estados Unidos.

“Para ter uma ideia, em 2010 o mercado americano era o nono mais relevante em termos de turistas e em 2018 já era o sexto mercado”, afirmou o responsável da Google, apontando que os Estados Unidos estão “numa tendência claramente ascendente”. Por sua vez, “o mercado brasileiro nos últimos anos praticamente dobrou o volume de turistas para Portugal”, sugere diretor de indústria da Google.

José Maria Júdice refere que “O próximo desafio será conseguirmos promover Portugal além do ‘sol e praia’”, dando o exemplo do “enoturismo” ou o “turismo da saúde”, alternativas ao modelo clássico. “Temos ainda muito em Portugal para mostrar”.

Related Posts

Leave a Comment