Qual a melhor forma de anunciar uma vaga de emprego?

Encontrar o novo colaborador certo para a empresa não é uma tarefa fácil, como provavelmente já sabe.


Muito mais do que oferecer salários competitivos, bom ambiente organizacional, plano de carreira e benefícios, é preciso ter um processo de recrutamento e seleção eficiente, especialmente na hora de anunciar vaga de emprego.

Divulgar a vaga sem cuidado pode fazer com que não atraia os candidatos ideais para a equipe ou até mesmo deixe o processo seletivo muito lento. Então, quer aprender mais sobre como potencializar os anúncios dos cargos e atrair profissionais mais talentosos? É só continuar a leitura do artigo!

A importância de anunciar vaga de emprego corretamente

Quando uma empresa vai contratar um novo colaborador, o seu principal objetivo é conseguir atrair aquele profissional talentoso e alinhado às suas demandas. Então, da mesma maneira que a organização precisa trabalhar a publicidade para valorizar o seu produto ou serviço, é fundamental que também invista em boas práticas para atrair os potenciais colaboradores ideais.

O anúncio da vaga de emprego é o principal canal para chamar a atenção dos profissionais que possam ocupar o cargo que está aberto. Por isso, é fundamental ter cuidado com essa divulgação! Pense que o seu futuro colaborador precisa de olhar para aquela vaga e sentir vontade de participar do seu processo de seleção.

Vale ressaltar que os profissionais talentosos são disputados pelas empresas e têm esse poder de escolha. Como dissemos, ganha a organização que oferece as condições ideais para o candidato, mas também que sabe se mostrar de forma atrativa para o novo colaborador.

O que um anúncio de emprego deve conter

Depois de saber a importância e o impacto que um bom anúncio de emprego tem, deve estar a questionar-se: mas como fazer com que ele seja eficaz a ponto de atrair os profissionais certos? É o que iremos mostrar de seguida!

Descrição da empresa

A primeira coisa a ser feita é uma descrição da empresa. Mostre ao público o que a sua organização é, ou seja, quando foi criada, quais são os produtos ou serviços oferecidos, os principais clientes, posicionamento da marca e também os objetivos de mercado. Pode preencher estes dados quando criar uma conta de Empregador no nosso site.

Também é importante destacar a missão, visão e valores. Tudo isso deve ser compilado e escrito de maneira sucinta na descrição, de modo a atrair os candidatos certos para a vaga, mostrando o que encontrarão pela frente se conquistarem o cargo.

Qualificações e habilidades obrigatórias

Para que os candidatos não fiquem em dúvida quanto a qualificações e habilidades obrigatórias, é importante que faça uma boa descrição do emprego. Ao elaborar um texto em que as características principais do cargo (formação, experiência, qualificações extras, etc) e as competências esperadas do profissional estão em evidência, as chances de receber muitos currículos que não condizem com o perfil desejado e que tornam o processo mais trabalhoso são menores.

Neste momento, é importante que se preocupe em ter um texto atraente e que seja honesto no momento de descrever as funções. Honestidade, neste sentido, é mostrar o que o profissional de fato encontrará pela frente!

Atribuições do cargo

Além das qualificações e habilidades obrigatórias, é necessário deixar explícitas as atribuições do cargo, ou seja, as tarefas que serão desempenhadas pelo profissional. Por exemplo, se o cargo é de gerência, deve destacar que o colaborador precisará de supervisionar o trabalho da equipe, coordenando e alinhando a atividade com os outros setores da empresa.

Métodos e processos de trabalho também devem ser especificados, especialmente se o cargo exigir técnicas muito específicas. Afinal, o profissional pode precisar de se qualificar com maior frequência e investir em cursos de aperfeiçoamento para estar apto para o cargo.

Para facilitar essa descrição quanto às atribuições, vale a pena reunir os colaboradores do setor, incluindo os diferentes níveis hierárquicos, para descobrir as necessidades da equipa. Isso ajudará no momento de descrever o que o profissional precisa de fazer para preencher a função, garantindo a alta performance da equipa.

Benefícios e outras informações

No meio de tantas empresas, é preciso diferenciar-se para conquistar talentos para o processo de recrutamento e seleção. Por isso, deixe claro quais os benefícios que o profissional receberá ao anunciar a vaga, como subsidio de alimentação, subsidio de trasnporte, auxílio a pagamento de cursos, entre outros.

Se possível, coloque também o salário, pois isso fará com que os candidatos vejam a seriedade da empresa em deixar as informações transparentes.

Outras ações importantes:

  • inserir títulos simples, mas que contenham informações claras quanto às funções;
  • não colocar mais de um cargo no mesmo título;
  • utilizar os canais certos para a divulgação.

Falando agora sobre os canais mais adequados para divulgar a vaga de emprego, é importante levar em consideração aqueles meios nos quais o seu público-alvo está presente. Se quer um processo mais qualificado, plataformas desenvolvidas para divulgação de vagas, por exemplo, podem ser uma boa opção.

O Emprego Já é uma otima ferramenta. Para além do site, possui ainda 18 grupos de emprego no Facebook com mais de 500 000 membros.

Anunciar uma vaga de emprego exige cuidado e atenção por parte dos Recursos Humanos. O processo torna-se mais eficaz quando estabelece padrões. Por isso, use as dicas que aqui falamos para alcançar o sucesso!

Agora, que tal entrar no site do Emprego Já e criar um registo para o seu negócio?

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